Arquivado em Crítica, Desabafos - por

…Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz…

(Via Láctea – Legião Urbana)

Quando temos algum problema de criminalidade recorremos sempre as autoridades, vamos a uma delegacia de polícia, pedimos ajuda a algum policial na rua… Porém, hoje, não podemos confiar em mais ninguém!
As reportagens não falam em outra coisa, a não ser o envolvimento da milícia com o trafico e do exércido com assassinatos que aconteceram.
Devemos confiar em quem para nos proteger?

A polícia tomou uma favela e estava agindo por lá como os traficantes agiam… para falar a verdade, estavam agindo bem pior do que eles! Seqüestraram uma equipe de repórteres, maltrataram eles, ameaçaram de morte!!! Até no jornal New York Times foi divulgada essa história e a matéria foi intitulada como “Milícias substituem gangues como reis do crime no Rio”.
Foi confirmado que a polícia tem medo de agir contra as milícias por causa das violentas represálias, e mesmo os jornalistas seqüestrados e torturados mantiveram seu nome em sigilo, numa tentativa de evitar atos de vingança.
Até os moradores estão temendo as ações das milicias! Um morador afirmou que, com a milícia desmantelada, ele temia que, quando a polícia deixasse o local, gangues de traficantes voltariam a invadir a favela, reiniciando o ciclo de violência. Esse mesmo morador declarou ao New York Times que agora a vida na favela ficou um inferno e que os moradores estão nas mãos de Deus.

Quando esse fato vem ao publico e as investigações começam para tentarem descobrir quem são os responsáveis outro fato absurdo acontece, criminosos milicianos atiraram uma bomba contra a delegacia de polícia de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na madrugada do dia 11/06. O motivo? Tentar matar os dois delegados envolvidos nas investigações! Já foi descoberto que a milícia continua agindo e ofereceu 1 milhão de reais para quem executasse esses delegados!
Hoje o principal suspeito de ser o chefe da milícia da Favela do Batan, um policial civil, se entregou à polícia, e no dia último dia 4, a polícia prendeu o suspeito de ser o segundo homem na hierarquia da milícia, que por sinal cumpria pena em regime semi-aberto!

Agora a Assembléia Legislativa do Rio aprovou a criação de uma CPI para investigar a ação das milícias no estado. Mais uma CPI… vamos ver se dessa sai algum bom resultado, o que, na minha opinião, é muito provável de não acontecer. ¬¬

Enquanto isso o exercito, que estava dentro de uma favela para, supostamente, combater o crime organizado e proteger a população, tem um tenente, um sargento e um soldado suspeitos de terem participado da morte de três jovens detidos no Morro da Providência.
Esses “soldados” contaram que abordaram os jovens porque perceberam que um deles estava com algo debaixo da camisa e preso na cintura. Eles suspeitaram que fosse uma arma e durante a revista, houve confusão, e os militares levaram os jovens para a Delegacia para atuá-los por desacato. Na ocasião, o capitão que era o responsável pelo local não quis autuar os jovens, e pediu para liberá-los.
Não conformados os “soldados” levaram os jovens para o Morro da Mineira, onde a facção criminosa é inimiga dos traficantes da Providência, onde moravam as vítimas. Daí já viu, né? Os jovens foram encontrados mortos em um lixão da baixada…

E é isso que vemos nos jornais! Por isso eu me pergunto: será mesmo que existe uma Luz? Aonde esse mundo vai parar?! Em quem eu posso confiar?!

Comentar

                           

* Campo requerido

20 comentários

  1. 1

    michelle

    16.junho.2008

    Responder

    Eu procuro sempre ser otimista, mas a situação esta complicada mesmo. Acho que todas as escolas deveriam ter aulas de moral, boa conduta, qualquer coisa deste tipo haha… Quem sabe uma coisa que venha de tão cedo não se fixe na cabeça das pessoas? Pelo menos isso…

    beijãão

  2. 2

    Juh

    16.junho.2008

    Responder

    As vezes quero ser otimista, e acreditar que o mundo ainda terá uma solução e ficaremos livre disso, mas ao mesmo tempo, me bate uma descrença, e fico me perguntando o que será do mundo daqui uns dias.
    Acredito que, como a Michelle ai em cima disse, a luz, tá nas escolas, na educação, mas o complicado, é que tem aquela parcela da população, sem acesso, sem condições de ter uma educação…e ai minha mente volta a buscar respostas e esperanças, é…algo que se focarmos, piramos. =/

  3. 3

    Sagesse

    16.junho.2008

    Responder

    Isso é triste. O Rio é com certeza absoluta uma das cidades mais lindas e agradáveis do mundo. Só não é a melhor cidade para se viver no Brasil por causa da violência. E, sinceramente, acho que muita água vai passar debaixo da ponte até COMEÇAR a melhorar. Ou melhor: muito sangue vai ser derramado =/.

    Acho que na polícia a gente deve confiar desconfiando. Em bandido, não deve confiar nunca.

    Beijos para vc, todo o cuidado por aí.

  4. 4

    Roana Hernández

    16.junho.2008

    Responder

    eM quem podemos confiar!???
    ÉÉÉ´A MAIS PURA VERDADE.
    É muito triste e desestimulante pra milhões de brasileiros. Amo o Rio graças a Deus nunca aconteceu nada comigo. ^^
    Mais Dafne a quetão é: em quem confiar?
    é uma lastima ver que isso acontece, NÃO só aqui n RIO mais em todo o BRASIL. =(~
    Fica feio demais pra o BRASIL o que os estrangeiros falaram? Será que um dia o BRASIL vai crescer?
    Por com isso ele cai cada vez mais.

    Bjus amorah.
    Saudades daki. ^^

  5. 5

    Aline

    17.junho.2008

    Responder

    É triste a situação do Brasil. Parece a pior coisa do mundo dizer isso, mas eu não tenho mais esperanças nesse país. =/
    Ahh fiquei sabendo que vai ter um encontro “junino” de blogueiras né?! E adivinha! Bem no dia de um festival de dança que eu vou participar. Acho que não tenho sorte com essas coisas mesmo. ¬¬
    Beijos com carinho =*

  6. 6

    MizLilian

    17.junho.2008

    Responder

    Só tenho uma coisa pra te dizer. Quem usa a condição de policial pra agir desse modo, não pode ser chamado de polícia. É bandido. O pior é que os poucos que ainda existem que são pessoas de caráter levam a pecha de maus policiais do mesmo jeito =/
    Sinceramente, eu não sei aonde vamos com essa inversão de valores…

    Mudando um pouquinho de assunto, como funciona esse selo que vc me indicou? Eu bóio nessa coisa de selinhos de blogs, hahahahaha. Falando nisso preciso atualizá-lo, mas que preguiça! Rs…

    Beijos!

  7. 7

    Hanny Meire

    18.junho.2008

    Responder

    Olá, Dafne ! Essa situação de violência que assola o nosso país tem jeito sim… o problema é que as autoridades “passam a mão” na cabeça dos bandidos… aqui em Salvador está um caos… tiroteios, roubos, enfim, se vc vir o telejornal daqui, vai ver que não é diferente de SP nem do RJ…

    Agora, o que podemos esperar de um país que aceita que tirem do curriculum escolar, matérias como OSPB, Educação Moral e Cívica e Religião ? O que esperar dos pais de hoje, que não educam, não colocam os filhos de castigo quando fazem algo de errado e não ensinam que existe um Deus que tudo vê ? Se você assistir àqueles programas tipo supernany, vai ficar chocada, pois tem crianças de 1, 2 anos que já fazem birra, batem nos pais e tomam conta da casa ! E os pais, por incrível que pareça, tem medo deles ! Até choram de medo, não dá para crêr nisso !

    Estudo Letras com Inglês e me irrito com minhas professoras, por que elas nos dizem que hoje em dia, não se manda aluno calar a boca, não se bota de castigo, não se manda pra diretoria nem tem mais suspensão… enfim, estamos compactuando com a criação de delinqüentes juvenis na sala de aula !

    Afinal, eles não respeitam mais o professor, e algumas colegas, que já estão em sala de aula, já foram agredidadas tanto verbalmente quanto fisicamente…se vc ouvisse as histórias, ficaria chocada ! E outra, quando chamam os pais para conversar, eles não vão ou então dizem que pagam a escola e que o professor que se vire para educar !

    Enfim, enquanto os pais forem omissos, as escolas forem impossibilitadas de ensinar os alunos a terem ética, moral e civilidade e os bandidos foram tratados como “coitadinhos” da sociedade e acolhidos pelos “Direitos Humanos”, será isso mesmo que veremos, o CAOS !

    BJS!

  8. 8

    Hanny Meire

    18.junho.2008

    Responder

    Ah, queria te perguntar mas esqueci, que balão é esse ai embaixo ? Acho fofo, e quero um também, como faço para ter ? BJS!

  9. 9

    Indi

    18.junho.2008

    Responder

    Infelizmente, somos uma sociedade obrigada a conviver com o crime. Eu faço Direito e sei bem disso, cada vez o índice de criminalidade é maior. Mas eu não desanimo, ainda acredito em um mundo mais humano.

    Beijosss

  10. 10

    Juh

    18.junho.2008

    Responder

    Oie flor =D Voltei pra responder sua perguntinha sobre o game ^^
    Sim, florensia é free, e muitooo fofo ^^ Conheço tibia sim, mas não é algo que eu me simpatize muito =D, no mesmo estilo do tibia, só que MUITO mais evoluido, tem o Ragnarok, conhece? Dizem que é bom, mas eu nunca joguei, e não tenho certeza se é free o_O, mas jogar eh bomm, nunca imaginei que ia gostar xD
    Beijooo, amei sua visita =D

  11. 11

    Mah Cherie

    18.junho.2008

    Responder

    O pleno retrato de péssimas formações de caráter, falta de princípios e vergonha na cara. Muitas vezes caráteres formados em ambientes falsos, ou inadequados, levam jovens a subir na vida pela condição financeira e se corrompem por dinheiro mais na frente, justamente por não prezar pelos seus principios. É triste. Muito triste. E quem poderia nos ajudar nessa situação, está patrocinando ou praticando aquilo que tanto queremos acabar. Deus, só Ele MESMO. Beijos!

  12. 12

    cacau

    18.junho.2008

    Responder

    é verdade miga não podemos confiar em mais ninguem mesm ohoje em dia, ta complicado isso viu… mas ainda bem que temos os amigos neh… beijos…

  13. 13

    *Lusinha*

    18.junho.2008

    Responder

    Não acho certo o que aconteceu, mas acho um ABSURDO as pessoas e a mídia se importar tanto com a ação do exército e ignorarem o que aqueles que mataram fizeram. Eles também são responsáveis, eles são horríveis também.
    Você viu que tem meme indicado pra você lá no blog?
    Bjitos!

  14. 14

    Nanda - Ilhabela

    18.junho.2008

    Responder

    Dafne
    Realmente a situação em nosso país está cada vez pior, mas devemos ser otimistas! Adorei seu post, voce escreve muito bem , parabéns!
    Beijos

  15. 15

    Isah

    18.junho.2008

    Responder

    Realmente estamos de pés e mãos atados. Mas a população desses lugares valoriza mais a bandidagem do que a própria polícia. A revolta contra o exército é a prova disso. Quantas pessoas foram mortas pelos bandidos da Provi? É nisso que eu penso, mesmo achando exagerado o “extermínio.

  16. 16

    Peck

    18.junho.2008

    Responder

    adorei o balaoziinho laranja!
    xD
    ashoausuh
    bjaum

  17. 17

    Evelyn Lima

    18.junho.2008

    Responder

    vero amiga preciso de um dia de rai huhu
    Hoje estava eu assistindo a MTV passou aquele 15 min e o cara disse bem assim.
    ‘Nas favelas RJ Policia é Ladrão’
    Isso é engraço mais isto é uma vergonha no Brasil.
    Bjao linda

  18. 18

    Juliana

    18.junho.2008

    Responder

    Eu acho muito difícil as coisas melhorem, sinceramente… Só com algum tipo de ditadura ou coisa mais rígida, sei lá! Saiu do controle já… Infelizmente…

  19. 19

    roHh

    19.junho.2008

    Responder

    A violência deixou de ser um problema “exclusivo” de alguns Estados e já se expalhou pelo mundo todo.

    E adorei esse balãozinho laranja, parece aquelas balinhas de geléia

    Beijos!

  20. 20

    Dayvid

    19.junho.2008

    Responder

    É tão ruim ver que quem devia dar segurança está se envolvendo com milícias… É melhor ser um pouco otimista, isso pode melhorar sim, mas deve demorar um tempo e enquanto isso muitas pessoas são prejudicadas =/

    Abraçosss ;D