Em tempos de crise e de máxima produção de lixo, temos que ter criatividade! Hoje o post tema dessa semana do #RadarCarioca é DIY, e como inspiração para você eu trouxe uma ideia super criativa que vai te ajudar a organizar seu sapatos e ainda reciclar materiais que iriam para o lixo. Hoje você vai aprender a fazer uma sapateira sustentável!

Sustentável por que você irá reaproveitar uma caixa de papelão que veio algum item e iria para o lixo, ou se você for mais ousada, pode até mesmo pegar uma caixa do lixo! Hahahaha… eu já fiz isso com pedaços de madeira que peguei para construir uma “árvore de gatos”.

Vamos começar criando um molde, o tamanho desse mode vai variar conforme o tamanho dos seus sapatos, podendo ser menor para chinelos e sapatilhas e maior para tênis e outros sapatos. A vantagem dessa sapateira sustentável é que vamos aproveitar a profundidade para armazenar os dois pés de sapato em cada espaço, não precisamos de ter os pés lado a lado, então um ficará na frente do outro!

Cada módulo será um tubo triangular, esse da imagem tem 18cm nos lados do triângulo e 60cm de profundidade. Lembrando que essa profundidade é perfeita para quem calça 36/37, se você calçar mais ou menos terá que ajustar aumentando ou diminuindo a profundidade, o mesmo para o tamanho das laterais dos triângulos, que podem ser maiores para caber sapatos maiores.

Então, usando essas medidas, você terá que cortar o papelão em um retângulo de 60cm por 54cm, e então fazer as marcações dividindo em 3 partes iguais de 18cm, como na imagem abaixo.

Criando o módulo da sapateira sustentável:

diy-faca-voce-memo-Sapateira sustentável
Agora é a hora de dobrar, formar o módulo triangular e fechá-lo usando cola quente, ou só a fita mesmo. Prontinho, você terá seu 1° módulo, então é contar quantos sapatos tem, e ir fazendo mais módulos…

diy-faca-voce-memo-sapateira-sustentavel-1

Você pode fazer fileiras alternadas, essa sapateira foi feita com 4-5-4 módulos, lembrando que quando você sobrepuser os módulos, irão se formar mais triângulos entre os espaços!

diy-faca-voce-memo-Sapateira sustentável-2

Agora é só montar! Depois dos módulos colados e da sapateira pronta é só partir para a organização, deslize cada par de sapatos em uma abertura triangular, um na frente do outro.
diy-faca-voce-memo-Sapateira sustentável-3

Eu amei essa ideia que vi no blog A piece of rainbow, resolvi traduzir e trazê-la para cá para mais e mais pessoas poderem conhecer e reproduzir, assim todos deixam a casa mais organizada e ainda ajudam o mundo reciclando materiais.

Espero que tenha gostado, e não deixe de acompanhar os post dessa mesma temática das outras blogueiras que fazem parte da postagem coletiva.

Beijos!


assinatura-vs3-radarcarioca

  1. Claudia Speroto:
  2. Cristina:
  3. Julia Carvalho:
  4. Monique: Blusa customizada para o verão

Comentar

                           

* Campo requerido