Hoje é o Dia do Meio Ambiente e eu não poderia deixar esse dia passar sem trazer um post com bom conteúdo, afinal eu tenho os meus defeitos, mas luto de diversas maneiras para tentar deixar um mundo melhor para os meus filhos, quem sabe, netos!

Criada em 1972, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a data vem sempre acompanha por um tema pertinente que passa a compor a agenda das discussões por um desenvolvimento sustentável das Nações. Para este ano, o tema escolhido é “Seu Planeta Precisa de você, Unidos para combater as Mudanças Climáticas”.

Quando eu era criança costumava brincar naquelas piscinas de 5 mil litros… lembro a quantidade de água que gastávamos, pois enchiamos ao máximo a piscina e quando entravamos parte da água ia embora. Sem contar quando ela ficava lá largada, verde e também tinha de ser trocada! Será que os meus filhos poderão brincar em uma piscina? Será que elas ainda serão permitidas em 2050? Reflita…

Algumas empresas também pensam no futuro do nosso país, achei bem interessante o Projeto O9 que foi criado pela DM9DDB para intensificar uma idéia de empregados e parceiros começarem a adotar transportes alternativos para ir e voltar do trabalho!

Anúncios impressos, redes sociais, material de comunicação interna e um site (www.projetoO9.com.br) foram criados para incentivar a organização de grupos de pessoas para irem trabalhar de bicicleta, caminhando, compartilhando carona ou usando transportes alternativos. “Não é preciso inventar coisas mirabolantes para ajudar o planeta, basta se ater ao simples.” – Rodrigo Almeida.

O engraçado é que eu sempre pensei que poderia ser criado um sistema (no meu prédio) de caronas, um quadro aonde as pessoas colocariam para aonde iriam e assim outras pessoas poderiam aproveitar e pegar uma carona, diminuindo o uso de carro e ajudando quem não o têm… e o Presidente da agência, Sérgio Valente, comentou que o Projeto O9 pode criar um novo jeito das pessoas se relacionarem, que seria basicamente essa minha idéia: “Com 300 funcionários, é muito difícil que todos saibam quem mora perto de quem. Com o O9 abrimos a chance para esta troca de informação e iniciativas como a Carona Solidária podem se estender para os outros dias do ano”.

Seria interessante que essa rede fosse ampliada a outras empresas! Afinal se cada um começar a fazer um tiquinho que for o mundo vai melhorando rapidamente, e os meus e os seus netos poderão tomar banho de piscina sempre que estiverem com vontade e não com milhares de restrições!

Para finalizar, a própria DM9DDB criou uma ação para a WWF-Brasil que como conseqüência reduziu o gasto de 150 mil folhas de papel. Ao invés de imprimirem um anúncio no jornal Destak eles tiraram essa folha, deixando o jornal com menos UMA folha, e fizeram a campanha Online! Confiram: http://www.menosduaspaginas.com/

dm9_wwf
Siga a DM9DDB no Twitter! Eles também estão no Orkut!

Comentar

                           

* Campo requerido

13 comentários

  1. 1

    Adri (Nadeshiko)

    05.junho.2009

    Responder

    Parabéns pelo post, Dafne!

  2. 2

    Dana Malua

    05.junho.2009

    Responder

    Acho super importante a preservação do Meio Ambiente. Tenho um professor que trabalhou na ONU, e bem, ele conta várias coisas ruins que já presenciou por causa da poluição e do aquecimento global.
    =***

  3. 3

    OiYes

    06.junho.2009

    Responder

    Parabéns pelo post e pela lembrança deste dia, a grande mídia não divulgou nada a respeito, eu pelo menos não vi, fiquei sabendo somente através daqui.

  4. 4

    OiYes

    06.junho.2009

    Responder

    Sim, quanto a propaganda… muito massa, dei maior valor, realmente criativa. Como bem disse, não precisa de ideias mirabolantes para mudar o mundo, pequenas atitudes já trazem importantes mudanças.
    Não conheço este jornal, mas pelo formato no vídeo tá mais para revista hein.

    • 4.1

      Dafne

      06.junho.2009

      Responder

      Eu também não conheço… pelo que vi é paulistano, e agora muitos jornais estão vindo com esse formatinho menor, em uma pesquisa foi constatado que as classes baixas preferem.
      Aqui no Rio existem alguns que são nesse formato.
      Beijos

  5. 5

    marjory

    06.junho.2009

    Responder

    adorei o post, nada melhor que um post conciente afinal todo dia é dia de salvar o planeta
    kiss
    tenha um otimo fim de semana

  6. 6

    Nai Rosas

    06.junho.2009

    Responder

    Aaaaaaaaaaaaaah Ontem o gabriel chegou aqui em casa com um Aquário que ele fez com caixa de sapato na escola representando o dia do meio ambiente, ficou a coisa mais lindaa, coloquei enfeitando a sala, kkkkk, mãe coruja é assim mesmo.

    Beijos amore, obrigada pela indicação no meme do post anterior , adorei.

  7. 7

    Loli

    06.junho.2009

    Responder

    má é nuuuunca que eu ia pensar nessa idéia das caronas :~
    haiuehuehae mas achei ótima. a única coisa que faço pelo mundo é trabalho voluntário, tentar economizar água e sacolas de plástico .. bom, todo mundo começa de algum jeito, né ?

    uaheuahe bacana colocar um post falando sobre esse dia =) fazia nem noção que foi ontem ! hehe

    beijao

  8. 8

    Dani Danczuk

    06.junho.2009

    Responder

    Estou fazendo um freela pra um pessoal de uma faculdade de Salvador e é um blog sobre o Meio Ambiente.

  9. 9

    Bruna Costenaro

    07.junho.2009

    Responder

    Pena que mto pouco gente tem consciência ambiental, uma pena mesmooo!!!

    Boa segunda moça…

    Miquilissssss

  10. 10

    *Vany*

    07.junho.2009

    Responder

    Eu acho lindo o q vc faz amiga…te admiro muito!!!

    se todos seguirem teu exemplo, pensa só??

    Bjos querida!

  11. 11

    Ariane

    07.junho.2009

    Responder

    Sabe, é tão simples ajudar a cuidar do nosso planeta…basta evitar o desperdício, evitar o abuso de bens naturais, enfim, basta ter consciência sobre aquilo que se faz e usa….essa semana publico um post a respeito!
    Bjão flor.

  12. 12

    Gratuidade

    05.abril.2010

    Responder

    Clap, clap, clap. A criatividade desses publicitários impressiona. Mais uma boa idéia e com forte ação social relacionada. Propaganda simples e que fez a diferença.