Arquivado em Receita, Saúde - por

Quem estava com saudades dos posts culinários??? Euuuuuuuuuuuuuu!!!

Ultimamente eu ando dando mais o ar da graça na cozinha, primeiro para poder fazer algumas receitas saudáveis que encontro na internet e segundo porque – infelizmente – não tenho cozinheira e minha amada Nina (que trabalha aqui em casa) não está podendo vir.

A minha nutricionista fez um plano alimentar para mim que a noite, pós academia, inclui um lanche leve que pode ter um copo de leite, uma fruta e aveia, inclusive sugeriu que eu fizesse uma vitamina com os ingredientes, mas eu resolvi mudar um pouco e criar um mingau salgado, pois eu gosto de comer coisas salgadas e não ligo muito para alimentos doces.

Como já havia feito muitos mingais de aveia na vida, resolvi pesquisar na internet receitas da iguaria, porém salgada… e como não achei resolvi inventar e deu super certo!

MINGAU DE AVEIA SALGADO

mingau-salgado

Não se intimide pela cara feia do mingau, pois o sabor fica uma delícia e super alimenta!!! Experimente essa receitinha que é fácil e rápida de fazer, e saudável. Tenho certeza que você vai gostar.

Ingredientes:

  • 300m de leite desnatado (ou semi-desnatado)
  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 1/2 cebola ralada
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 fatia de peito de peru (ou um frio a sua escolha)
  • 2 colheres de sopa de queijo cottage
  • pimenta do reino e orégano a gosto

Modo de fazer:
Pique o frio escolhido em pedaços bem pequenos (ou use um mixer para triturá-lo), misture com o queijo cottage e reserve. Em uma panela esquente o azeite e refogue a cebola, quando ela estiver transparente acrescente o leite, os temperos e a aveia e mexa até engrossar. Depois que atingir o ponto de mingau acrescente a mistura de queijo cotagge com peito de peru e misture bem até tudo virar um creme uniforme.

mingau-salgado1
mingau-salgado2

Esse mingau fica super saboroso, e você pode adaptá-lo ao seu paladar acrescentando ingredientes que você goste, como legumes, tomates, trocando o queijo cotagge por ricota ou tofu… Basta ter criatividade e colocar a mão na massa, como eu fiz!

Teste essa receita saudável na sua casa e depois comente dizendo o que achou!
Beijos!

Comentar

                           

* Campo requerido

8 comentários

  1. 1

    Mag

    05.junho.2013

    Responder

    Coragem zero, mingau pra mim é doce hahaha E beeeem doce! Mas parabéns pela criatividade!

    • 1.1

      Dafne

      06.junho.2013

      Responder

      Hahaha… Pode parecer bem esquisito, mas juro que ficou uma delícia, Mag!
      Beijos!

  2. 2

    Yurika

    12.junho.2013

    Responder

    Incrível… mas foi muito providencial o teu post de 7 dias atrás!!! Estou fazendo a dieta dukan, e mingau de aveia é liberado!!! Contudo, como manter a dieta no dia dos namorados!!! Eis a opção do mingau salgado… vamos ver se vai ficar bom… estou preparando neste momento!!!

  3. 3

    Thiago Skapata

    05.julho.2013

    Responder

    Estava procurando uma receita de mingau de aveia e encontro esta, postada bem recentemente.

    Para quem acha que mingau tem que ser doce, não encare a receita como um mingau e sim como um creme, uma sopa. E aveia é um cereal, igual ao trigo, arroz etc. Não tem porque não comer salgado.

    Vou testar a receita ainda, mas vou usar água no lugar de leite. Por causa disso acho que tem que aumentar a quantidade de aveia. Para quem achar isso estranho, existe leite de aveia, que nada mais é do que aveia com água morna batida no liquidificador e coada. É como se a aveia tivesse “leite de aveia em pó”.

    • 3.1

      Dafne

      10.julho.2013

      Responder

      Oi Thiago!
      Espero que tenha testado e gostado da sopa de aveia!
      Beijos!

  4. 4

    Kelly

    05.janeiro.2015

    Responder

    Amei! Maravilhosa opção de mingau salgado. Estava fraca devido a uma virose…
    Amei!

  5. 5

    Carol

    18.fevereiro.2015

    Responder

    acabei de fazer e comer.
    Amei
    Até meu marido q não gosta do mingau tradicional de aveia aprovou.

  6. 6

    Angela

    09.novembro.2015

    Responder

    Eu já tinha feito mingau salgado, pq apesar de gostar de doce, estou numa fase salgada. Eu sempre faço sem leite ou às vezes com uma colher de iogurte natural. Mas gostei da tua versão com presunto e queijo. Vou tentar na próxima. E me deu outras ideias também, como por frango desfiado. Ou fazer como uma sopa com alguns legumes.
    Bjs