Arquivado em Crítica, Desabafos - por

Economizar água - Voz da seca

Você acorda as 6:20 toda manhã, levanta relutando, pois na verdade gostaria de ficar mais tempo na cama, dormir por mais algumas horas, mas não… vai até o banheiro, abre o chuveiro e fica analisando seu rosto no espelho enquanto a água cai fria no azulejo.

Os pensamentos vão longe, quando você ainda não tinha nenhuma olheira ou linhas de expressão, e você se perde em memórias enquanto o barulho do chuveiro, agora já aquecido, te hipnotiza. Não você já não é o mesmo, nem nosso mundo, que com a sua ajuda diária está cada dia mais vazio. Literalmente.

Sua rotina pode não ser exatamente assim, mas a de muitas pessoas que eu conheço é, e foi por muitos e muitos anos… e ainda continua sendo, mesmo depois de tantos alardes sobre a escassez de água nos reservatórios de São Paulo e Rio de Janeiro, mas isso, vai muito além do que você imagina.

O problema só vira uma preocupação quando começa a afetar grandes cidades, pessoas importantes, a grande maioria e você diretamente. Sempre foi assim e se o egoismo continuar, sempre será.

Economizar água - Voz da seca

Não adianta eu pedir para você não desmatar, isso só vai acontecer quando nenhuma árvore mais estiver de pé… Não adianta eu pedir para você tomar um banho de 5 minutos, isso só vai acontecer quando sua água só durar exatos 5 minutos… Não adianta eu pedir que coma conscientemente, isso só vai acontecer quando sopa for só a sua opção de refeição…

E como mudar o pensamento das pessoas? Bom, o instituto Akatu está tentando de uma nova forma, para ver se dessa vez alguém acorda e escuta a voz da seca gritando, clamando por ajuda!

O projeto, que é basicamente online e conta com a ajuda de todos para ser o mais compartilhado e divulgado, tem a intenção de mostrar como seria a tipografia do solo seco do sistema cantareira, de São Paulo. Foi criado um alfabeto para dar voz à terra e então espalhar mensagens incentivando um consumo mais consciente e com menos desperdício.

Economizar água - Voz da seca

Sim, qualquer mudança é difícil, principalmente as que mexem com nossa rotina, mas é melhor mudar agora do que não ter nem opções no futuro… É hora de começar a economizar água, uma gota de cada vez, você pode evitar que a situação se torne ainda pior. Dá para economizar em casa, no trabalhoe por toda a cidade! No Água pede água tem diversas dicas práticas de como você pode reduzir o desperdício de água.

Pense nisso.
Beijos.

Comentar

                           

* Campo requerido