Arquivado em Coisas legais, Eventos - por

Aconteceu no final de Outubro o 1º Seminário Mulheres reais que transformam, idealizado pela jornalista Ana Paula Padrão e a empresária Tatianna Oliva, e apoiado pelo Tempo de Mulher e Dove.

Dove, que é uma marca que sempre está incentivando a beleza real, a verdadeira beleza da mulher, não poderia ter ficado de fora desse evento, que trouxe palestrantes internacionais para debater o tema “o papel das mulheres na sociedade”.

Você já parou para pensar sobre qual é o seu papel na sociedade? Como ser uma mulher que transforma e que pode mudar uma comunidade? Quais problemas enfrenta na busca de uma posição mais justa e igualitária no mundo?

Assim foi o Seminário Mulheres Reais, cheio de palestras e painéis com grandes personalidades que transformaram não só a sua vida, mas a de muitas outras pessoas. Pessoas reconhecidas por suas ações pelos direitos humanos e pela igualdade social e cultural das mulheres no mundo.

Eu tive o grande prazer de estar presente em todas as palestras, e as que mais me chamaram a atenção foi a do Tony Porter, co-fundador da A Call to Men, uma entidade que combate agressões contra mulheres e crianças; e da Leymah Gbowee, ativista africana ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2011.

Tony Porter deu uma palestra super motivacional, que abriu os meus olhos sobre como nós (eu, você, seus pais etc) inconscientemente colocamos idéias machistas nas crianças usando frases bobas, porém que se analisarmos possuem muito mais do que um simples significado. Quando falamos para um menino “Chorar é coisa de mulher!”, ou “Você joga futebol igual a uma menina!”, estamos denegrindo a imagem da mulher. Precisamos parar e pensar que todos nós, homens e mulheres, temos sentimentos, qual é o problema em extravasar chorando? Ou porque fazer uma comparação entre sexos?

Segundo Tony os homens precisam aceitar e assumir a responsabilidade de que a violência doméstica e sexual não vai acabar até que eles mesmos tornem-se parte da solução para acabar com ela.

Já a palestra da Leymah emocionou! Ela já passou por tantas situações impensáveis que eu a vejo como uma grande guerreira vencedora! O pensamento dela é que qualquer mudança que tenha que acontecer na sociedade deve começar a ser feita pelas mães.

Esse seminário me encheu de questionamentos! Me fez pensar em várias coisas que fazemos e como podemos mudar…

E você, o que faria para mudar a sociedade? Como criará seus filhos para serem homens decentes, que passarão bons ensinamentos aos seus netos? O que faz quando presencia uma injustiça?

Você é uma mulher real que transforma? Pense no assunto, reflita…
Beijos!

Comentar

                           

* Campo requerido

1 comentário

  1. 1

    Camila Castanho

    23.novembro.2012

    Responder

    Adorei o blog e o tema do seminário! Leva muitos a reflexão mesmo!! Beijos, Camila
    http://criativachic.wordpress.com/