Arquivado em Crítica, Desabafos - por

Vou começar esse post te perguntando quantas mulheres você conhece que possuem a autoestima elevada e que se acham lindas do jeito que são… Quantas? Eu, no momento, não me lembro de NENHUMA!

Já parou para pensar o quão triste é isso? Como é triste uma pessoa se olhar no espelho já pensando no que ela mudaria, ou somente para se chatear e até mesmo entristecer?

É claro que eu entro nessa leva de mulheres que não se aceitam, afinal sou obesa, meu cabelo não é nem enrolado nem liso, tenho estrias, pé chato, excesso de pele na pálpebra… poderia ficar aqui horas descrevendo os defeitos que eu facilmente vejo quando me olho no espelho, mas o que será que desencadeou toda essa baixa-estima?

Visitando o blog Xô Bacon, da amiga de infância Laila, vi uma tirinha que me fez refletir e que também me emocionou (sou boba que só!), e na mesma hora vim escrever esse post e compartilhar a tirinha com você:

whatashame

Costumamos culpar a media que hoje prega uma beleza magérrima e perfeita, mas reflita sobre o seu passado e tente lembrar da sua época de infância. Eu tenho uma memória péssima, ontem mesmo minha mãe me mandou procurar um neurologista, mas nunca me esqueci do bullying que sofria no primário, e hoje em dia é cada vez mais comum encontrar crianças com problemas de autoestima e doenças como bulimia e anorexia.

Eu não vou nem começar a falar sobre o bullying que acontece na internet, porque aí o assunto se estenderia muito e ficaria muito mais pesado, pois parece que a opção de ser anônimo dá o poder as pessoas e fazem elas virarem um monstro da infelicidade…

E tudo isso para que? Porque não olhar para o melhor das pessoas? Elogiar para agradar e ver o outro feliz? Quem semeia a felicidade colhe felicidade, quem agrada é agradável, quem elogia é amado.

Aproveite que 2013 está acabando e coloque nas suas resoluções de ano novo ser uma pessoa melhor, que vê o lado bom das pessoas e da vida. Elogie mais, não tenha vergonha de elogiar e nem de receber um elogio! Você verá o quão bom é plantar a sementinha da felicidade em outra pessoa.

Beijos!

Comentar

* Campo requerido

8 comentários

  1. 1

    Livia

    12.dezembro.2013

    Responder

    Emocionei com a tirinha e com o post. Tive uma deprê braba e me joguei no trabalho. Agora estou cuidando de mim. Cada dia é um novo dia e assim eu vou levando.
    Super beijo e muita sorte pra vc kao_kiss

    • 1.1

      Dafne

      13.dezembro.2013

      Responder

      Sorte para nós, né?! Que consigamos superar os nossos preconceitos e as dificuldades! Vc anda muito sumida, mesmo, foi por causa desses problemas que vc falou que teve? Beijos

  2. 2

    Chell

    12.dezembro.2013

    Responder

    Isso é verdade sabia, eu sempre fui de boa, ai mudei pra um emprego onde todo mundo controla o que se come, tem gente la que toma shakes nos almoços pra compensar comilança, se acha feio, todo mundo la so fala de peso e comida, e isso ta me fazendo tão mal… Ja to me sentindo gorda, to ficando biruta! Como filtrar isso? Isso vem da nossa cabeça… Mas é difícil controlar….

    • 2.1

      Dafne

      13.dezembro.2013

      Responder

      É verdade Chell, é muito difícil controlar, ainda mais quando o mundo está vidrado nessa neura. Acho que uma boa forma é fazer aquele mantra que vemos nos filmes e seriados americanos: “Eu sou uma mulher linda, forte e independente, que não precisa da opinião dos outros para se achar bonita!”… tá eu adaptei para o caso! ;) Beijos

  3. 3

    catia

    12.dezembro.2013

    Responder

    sempre leio seus posts pois recebo no meu email.. mas hoje decidi vir ate aqui pra te dar os parabéns pelo post. adorei. beijos

    • 3.1

      Dafne

      13.dezembro.2013

      Responder

      Oi Catia, fico muito feliz de saber que gostou do post! Comentários como esse seu me fazem ver que consegui atingir uma pessoa de forma positiva e me dão força para continuar a postar. ;) Obrigada! Beijos!

  4. 4

    Julie

    12.dezembro.2013

    Responder

    Dafne, querida, parabéns pelo seu post!!! Sério, esse texto está muito bom e me tocou profundamente… vou abrir meu coração, porque, né, as vezes é bom.

    Eu SEMPRE tive problema de auto estima. E no meu caso começou muito cedo, em casa mesmo. Não que minha mãe, seja uma pessoa ruim, imagina, longe disso, ela é maravilhosa, como pessoa e fisicamente (mesmo que hoje esteja um pouco acima do peso do que ela deveria estar e me preocupo pelos problemas de saúde dela, não pelo lado estético)… Enfim, venho de uma família pequena, predominantemente feminina, onde minha avó é a matriarca. E uma coisa que quase todas tem em comum, é a crítica indireta e o elogio só quando gostam mesmo de algo. Então eu cresci ouvindo coisas do tipo “a gente precisa dar um jeito nesse cabelo” ou “está na hora de procurar dermatologista?” ou “vi uma dieta outro dia e lembrei de você” sem que eu nunca tenho falado um ai sobre esses problemas… Elogios eram raros, tirando meu pai, que sempre disse que eu era linda (e eu pensava: “ah, ele tem que falar isso, ele é meu pai…”)

    Sofri um pouquinho de bullying na escola porque além de baixinha e gordinha, o meu cabelo era de um cacheado esquisito… mas sempre tive amigos e uma personalidade boa então na escola eu contornava bem. No espelho, em casa depois da aula, no entanto, era outra história. Enfim, passei a vida achando que todas as minhas amigas eram lindas e não sabia porque elas andavam comigo. Elas eram magras, cabelos lisos, não tinham espinhas,nem problemas (até parece…)… e eu sempre gorda demais, sem graça demais etc

    Lembro da 1a vez que eu comecei a mudar de ponto de vista… Um dia reclamei com um amigo que nas baladinhas, os caras chegavam nas minhas amigas e eu ficava sozinha, e ele levantou uma hipótese na qual eu nunca tinha pensado (e depois descobri real por outros amigos): que os caras nunca chegam direto na mais bonita, porque ela intimida, então fazem isso pra que ela se sinta mal, se perguntando “porque elas e não eu”. E a partir daquele dia, me olhei no espelho e comecei a me ver bonita. Fiz terapia, passei a me aceitar, a me amar mesmo e a lutar contra essas ditaduras. Eu aliso meu cabelo porque é mais fácil pra mim (preguiçosa forever), não porque “é modinha” (aliás odeio modinhas) por isso nunca vou deixar ninguém dizer pra minha prima que os cachinhos ela são feios. Sou a favor de reeducação alimentar ao invés de dietas, emagreço pela minha saúde e pra usar o que gosto, nunca pros outros e passei a não deixar nem na minha casa que fizessem isso. Tudo é imediatamente rebatido com um “mas eu me sinto bem assim”

    Cada um tem a sua beleza, seu jeito e todos são lindos. Críticas podem ser construtivas, não precisam ser destrutivas. Mas eu sei que isso é um processo doloroso, longo e sim,difícil (eu sei porque ainda estou nele… exemplo: quando tiro uma foto no instagram e alguém diz que estou linda, ainda fico retraída, demoro pra aceitar). E é muito triste saber que a próxima geração está criando uma dependência na auto afirmação, pedindo likes e elogios, fazendo loucuras nas redes sociais para começar a se sentirem algo ou alguém… espero, realmente, que os próximos pais, ou seja, a minha geração, tenha cabeça pra mostrar para meninas e meninos que eles podem ser o que quiserem e são lindos como são, sem ninguém precisar dizer pra eles, que eles simplesmente saibam…

    Desculpa o testamento! :P

    beijos

    Julie

    • 4.1

      Dafne

      13.dezembro.2013

      Responder

      Amei seu testamento Julie, e entendo perfeitamente tudo o que você passou, afinal também passei por isso… Adorei a história da balada, eu também costumava a ficar sozinha enquanto uma amiga estava ficando com alguém, e sempre me achei tão mais bonita do que ela. Agora eu compreendi! Hahahaha… Vamos vivendo, lutando contra esse mundo cão e também semeando um mundo melhor, para nossos filhos, nossos sobrinhos e as futuras gerações. Nós temos que mudar isso enquanto podemos, se não vai virar uma bola de neve. Beijos enormes para vc! E sim, vc é linda, acredite. ;)