Arquivado em Saúde - por

benefícios da berinjela
Como toda segunda eu costumo falar sobre algum assunto voltado para gastronomia, hoje não será diferente, mas não vou dar receita nem falar sobre um restaurante novo, hoje vou falar um pouco sobre a berinjela, aquele vegetal delicioso que você deveria incluir mais vezes na sua dieta.

Você sabia que a berinjela tem poder antioxidante e que auxilia na circulação do sangue? Além disso, ela é rica em fibra, que ajuda a aumentar a saciedade, e pode ser preparada de diversas maneiras. Esses são apenas alguns dos benefícios desse vegetal, e hoje Lígia Santos, chefe do setor de nutrição e dietética na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, conta um pouco mais sobre .

Estudos mostram que a utilização da farinha de berinjela ajuda a reduzir os níveis de glicose e a inibir a ação da gordura no organismo. Para Lígia Santos, Chefe do Setor de Nutrição e Dietética na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, ainda são necessários mais estudos que aprofundem a eficácia desses benefícios, mas uma alimentação com alto consumo de fibras e baixa ingestão de gorduras já ajuda a reduzir os níveis de colesterol e os níveis sanguíneos da glicose, além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino.

A berinjela é normalmente recomendada por ter baixo teor calórico (100g possui cerca de 30 calorias), ser rica em água e flavonoides, que são antioxidantes que auxiliam na circulação e tem ação diurética. E, por ser rica em fibra, necessita de maior tempo de mastigação para aumentar a produção de suco gástrico que, com a saliva, elevará o volume do conteúdo estomacal, aumentando a saciedade.

Os benefícios da berinjela

  1. Contém vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio.
  2. É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas.
  3. Ela ajuda a equilibrar o metabolismo, o que favorece o emagrecimento.
  4. Contém nasunin, que protege as gorduras cerebrais através de eliminação de radicais livres.
  5. Contêm baixo nível de carboidratos e fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue.

Lígia aconselha que uma dieta não deve ser exclusivamente à base de berinjela, água de beringela ou farinha de berinjela, pois ela não é um alimento milagroso… alimentos e dietas milagrosos não existem!

O correto é fazer uma dieta balanceada e saudável com uma variedade de alimentos evitando sempre que possível a ingestão de alimentos gordurosos, como carnes gordas, vísceras, leite integral e seus derivados, frios e embutidos. A prática de exercício físicos também é muito importante.

O ideal para ter uma alimentação saudável e indicada especificadamente para você atingir os seus objetivos é procurar um nutricionista, ele irá analisar seu histórico médico e programar uma dieta ideal. Enquanto isso, experimente novas maneiras de consumir berinjela!

Beijos.

Comentar

* Campo requerido

5 comentários

  1. 1

    Patricia Leardine

    10.fevereiro.2015

    Responder

    É um dos meus ingredientes preferidos, mas não como com tanto frequência. Que legal saber sobre tantos benefícios! kao_laughi

  2. 2

    Chell

    11.fevereiro.2015

    Responder

    Eu comecei a comer berinjela a pouco tempo, nunca gostei, mas aí fui pra casa do meu irmão e a cunhada fez uns pratos delícia com a bendita. Agora fico inventando pratos com ela pra fazer em casa =D Só não pode ser frita, mas fica bom =D

  3. 3

    Neli Carpinter

    20.fevereiro.2015

    Responder

    Apesar de todos os benefícios da berinjela, não consigo comer. Já tentei várias vezes, mas não desce.
    Bjus

  4. 4

    Luciana Vilela

    26.fevereiro.2015

    Responder

    O problema é que eu só consigo comer berinjela se for frita, rsrsrs Aí não adianta! :D

  5. 5

    Stephanie Ferreira

    26.fevereiro.2015

    Responder

    Eu amo beringela, minha mãe sempre incluio na minha alimentação desde criança e eu adoro. A milanesa, parmegiana, lasanha… Beringela é tudo de bom! kao_kiss