Arquivado em Crítica, Desabafos, Dicas - por

Desde a madrugada de hoje que a Internet só tem uma reclamação: o Google Reader vai acabar em Julho!

Desespero
Desespero mode on!

Não sei se você usa um leitor de feed, se não usa deveria, pois os leitores de feed facilitam a leitura de blogs e sites. Eles reúnem em apenas um lugar todos os links que você gosta e acompanha. E o mais usado e querido ~pelo menos para mim~ é o Google Reader.

Porém, desde a noite de ontem que seus usuários vem recebendo uma mensagem informando que ele irá funcionar apenas até o dia primeiro de Julho. POR QUÊ??? Não sei dizer, só sei que hoje eu já comecei a procurar um novo leitor e estou testando o feedly.com!

feedly.com

Ele é simpático e, para facilitar a minha vida, importou as pastas que eu tinha no Google Reader! Mas existe todo um processo de adaptação e costume ao migrar de uma ferramenta para outra…

Fuçando eu pude ver que tem um link de preferencias, abaixo das minhas abas de feed. Veja a setinha abaixo mostrando:

feedly

Nessas preferencias consegui marcar para os feeds aparecerem em modo “Full Articles“, que mostra o post por completo. Se você não mudar essa opção ele mostra resumido. Existem outras opções de exibição, que não me interessei em testar.

Também podemos mudar o tema do leitor, mas não se anime!!! Quando falamos de temas aqui é somente a cor. Fica alí pertinho do “Preferences”, e clicando nele você seleciona a cor que mais te agrada.

feedly2

Escolhi o tema “Quiet”, que é esse roxo lindo! Ele melhora a leitura da aba lateral esquerda.

Ainda estou descobrindo as funções desse novo leitor de feed, mas já vi que dá para enviar os posts por e-mail, compartilhar no facebook e Twitter, marcar como lido/não lido…

Na barra lateral, ao lado do seu perfil/foto tem a opção “Organize“, para organizar seus feeds. Diferente do google reader, que era só arrastar na barra lateral mesmo, no Feedly você tem que ir nesse link e organizar por lá.

feedly3

Só não gostei de ver que os links que eu assinava e não estavam em pastas não ficam visíveis na barra lateral, somente nesse link de organização. Ou seja, fui obrigada a criar uma categoria ~Aleatórios~ para eles. Sem contar uma abinha na barra lateral de Blogger/Following, que não sei de onde surgiu, não aparece dentre os itens organizáveis e não consigo deletar! Raivaaaa!

Se você usa um outro leitor comente contando a sua experiência! Estou em busca de um novo leitor para me apaixonar! Hahahahaha… E assine os feeds do Elfinha.com, basta clicar AQUI.

Beijos!

Comentar

                           

* Campo requerido

20 comentários

  1. 1

    Nary

    14.março.2013

    Responder

    Daf ce usa ele como extensão no chrome? Eu baixei aqui na agencia mas minhas coisas pessoais ficam numa aba sem rastreio (o velho ctrl + shift + n) e o feedly n funciona nela

    • 1.1

      Dafne

      14.março.2013

      Responder

      MENINA! Eu não conhecia o ctrl + shift + n! Que magiaaa! HauHauHauhUAhuHA… Então Nary, eu uso como extensão no Crome mesmo, mas como ele busca os nossos dados e essa aba não armazena nada ele não deve conseguir. =/
      Beijos

  2. 2

    I LOVE PINK

    14.março.2013

    Responder

    Que pena, mas já me preveni com o Bloglovin!

    • 2.1

      Dafne

      14.março.2013

      Responder

      Eu conheço o Bloglovin, mas nunca testei… Vou lá testar agora!
      Beijos

  3. 3

    Ana Carolina

    14.março.2013

    Responder

    Nunca usei leitor de feeds! Acho que nem sei usar haha
    Vou dar uma pesquisada, isso deve ajudar muito a ver todos os posts novos e tals haha

    • 3.1

      Dafne

      14.março.2013

      Responder

      Ana, você precisa conhecer! Acho que vai adorar ter todos seus blogs favoritos juntinhos no mesmo lugar. Facilita muito a vida!
      Beijos!

  4. 4

    Nicas

    14.março.2013

    Responder

    Acho que o que mais me chocou onte, não foi o fim do GReader, mas o fato de que tem gente que não tem leitor de feeds. COMASSIM?!?!
    Esse Feedly tem uma carinha de luz no fim do túnel. Gostei.

    • 4.1

      Dafne

      14.março.2013

      Responder

      Hahahahahahaha…
      Mas Nicas, eu até entendo! Gente que não é muito conectada não conhece mesmo. Eu lembro que só conheci depois de anos blogando… e mudou a minha vida!
      Beijos!

  5. 5

    Carol Burok

    14.março.2013

    Responder

    Ai Dafne, tbm me desesperei!! O dia previsto é 1º de julho, né?

    Vou falar disso no blog tbm. Acho que é importante, até pelo número de leitoras que temos cadastradas por lá.

    Escutei no rádio, que está rolando uma abaixo assinado virtual, para o Google não acabar com o Reader. Em 1 dia, foram coletados 75 mil assinaturas..

    https://www.change.org/petitions/google-keep-google-reader-running

    Eu já assinei.. vamos ver se dá em alguma coisa.

    Vou tentar achar outro bacana tbm, e testar esse que vc indicou. sei da ferramenta do Netvibes que faz a msm coisa.

    bjo!
    Carol

    • 5.1

      Dafne

      14.março.2013

      Responder

      Muito triste isso Carol! Ja fui lá no abaixo assinado e tb assinei e compartilhei. Não custa, né? Vai que conseguimos… Essa decisão do Google é sem noção! =(
      Hoje usei o Feedly e ate que não é ruim, mas vai demorar para acostumar, e não possui algumas funções que o G.Reader tem.
      Beijos

  6. 6

    Kk Peixoto

    15.março.2013

    Responder

    Eu tb!!! Gente que desespero!!!! Sigo mais de 800 blogs e preciso disso para a vida!!! Mancada cavalar do google! Bem, o feedly eu achei bem lento e, até vc esclarecer, também achava que os post ficavam resumidos. Até então preferi o tal do “the old reader.com” mesmo. mas, sério, se até o google nos deixou na mão, como confiar em um desses? Alguém de luz, alguém (bill gates), alguém com dinheiro(eike batista), por favor nos adote! Por favor invista na área e nos faça não perder nossa capacidade de ler mil coisas ao mesmo tempo. O que tanto amo.

  7. 7

    Nique

    15.março.2013

    Responder

    Eu desesperei mesmo, estou usando o feedly tb, complicadinho, mas é questão de costume, vamos ver no que dá!

  8. 8

    Michelli

    15.março.2013

    Responder

    preciso logo pensar em uma solução pra isso. =/

  9. 9

    Paula

    15.março.2013

    Responder

    Eu já uso o Feedly no iPhone faz um tempinho, mas até ontem nem sabia q ele tinha versão web! Meu problema é q no trabalho não tenho Chrome (lá é só IEca!) =(

  10. 10

    Marcela

    20.março.2013

    Responder

    Dafne,

    aonde você encontrou a função de enviar por e-mail?! Busquei no Feedly todo e não encontro. Deve estar bem no meu nariz e não vejo. Outra coisa, você logou no Feedly com sua conta do Google? Foi assim que fiz. Tentei até criar uma conta própria, mas, ele não me deixa. Fiquei na dúvida se já está automático.

    • 10.1

      Dafne

      20.março.2013

      Responder

      Oi Marcela, eu uso o feedly pelo Crome, e loguei usando minha conta do Google sim. Dessa forma ele importou os feeds que eu tinha no Google Reader. A opção de enviar por e-mail fica logo acima do post! Tem um monte de ícones e um deles é uma cartinha, quando vc clica sincroniza com seu e-mail e prontinho!
      Beijos!

  11. 11

    Michelli

    20.março.2013

    Responder

    To usando!

    Só queria saber se quando o Goole Reader se for ele vai continuar a sincronizar…

    • 11.1

      Dafne

      20.março.2013

      Responder

      Mi, acredito que sim! Pois ja sincronizou tudo!
      Mas vale salvar o arquivo do g reader para garantir, né?!
      Beijos

  12. 12

    Marcela Alves

    21.março.2013

    Responder

    Por precaução, também, salvei os arquivos do Reader. Mas, acredito que não vai acontecer nada. O problema, Dafne é que não consigo encontrar a função de e-mail. No todo do meu post de tem os ícones mais diversos. Mas, não o do envelope. Será que é algum problema de configuração? E olhe que já tentei tudo. A graça é que no meu tablet e no celular existe essa função.. não entendo porque no Chrome não.

    • 12.1

      Dafne

      22.março.2013

      Responder

      Marcela, realmente a função sumiu!!! O_O
      Ja catei na internet e vi que tem outras pessoas reclamando também. Acredito que eles voltem com a função, pois faz muita falta.
      Beijos