Arquivado em Delícia, Eventos, Receita, Saúde - por

No final de Agosto fiz um bate e volta em São Paulo para participar do meu segundo workshop de culinária saudável com a nutricionista ~mega simpática~ Maria Cecília Corsi (para ver sobre o primeiro workshop clique aqui), o evento aconteceu no Livlight Nutrição Gourmet e foi promovido pelo Viva Positivamente, o grupo da Coca-Cola ao qual faço parte.

O espaço funciona como clinica e também tem um bistrô, que é muito lindo, cheio de verde, espaços abertos e uma decor super charmosa! Vale a visita para um almoço.

liv-bistro

O assunto do dia foi como fazer uma culinária saudável, cheia de sabor e com pouco sódio. Afinal o sódio é um dos grandes vilões da nossa saúde, e tem sido consumido cada vez mais e mais. A quantidade recomendada para consumo diário é de 5g por dia (2.000mg), porém o consumo médio do povo brasileiro é de 10g!!!

Quando a comida aparenta estar sem graça temos o péssimo costume de colocar sal para realçar o sabor, porém o sal pode e deve ser substituído por temperos naturais que vão dar sabor ao alimento sem prejudicar a saúde. Foi isso que aprendemos no workshop, inclusive recebemos algumas receitas deliciosas que você vai poder fazer na sua casa!

Mas antes de irmos para as receitas saudáveis, a dica master do encontro foi o sal do himalaia, que possui menos quantidade de sódio, então você pode começar trocando o sal que você usa no dia-a-dia pelo sal do himalaia. Sim, ele é um pouco mais caro, mas sua saúde vai agradecer, e nada paga uma boa saúde, concorda?

Outros ingredientes que vão te ajudar a dar sabor a comida sem prejudicar a saúde são os temperos/especiarias nossos de cada dia, entre eles existem: cebola, alho, canela, cravo, pimentas (tem muitas variedades), noz moscada, salsa, cebolinha, cúrcuma, louro, cominho, gengibre, lemon pepper, semente de mostarda, paprica, pimenta síria, dill, cardamomo, anis estrelado, alecrim (AMO!), manjericão, coentro…

maria-cecilia

Você pode inclusive criar um Garam Masala, que é super comum na Índia, onde cada família cria sua mistura de temperos/especiarias e cria uma identidade culinária. Para fazer você mistura os temperos que mais gosta e guarda para usar na hora de temperar sua comida, ele pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O Mrs. Dash é como se fosse um Garam Massala, pois mistura diversos temperos e não possui sal, por isso anda fazendo tanto sucesso, pena que ainda não é vendido aqui no Brasil, mas você pode fazer o seu!

Outra enorme dica que aprendi no dia foi como fazer o azeite aromatizado, que alias é bem fácil de fazer e faz uma diferença enorme na hora de temperar uma saladinha ou um pão. Anota a receita:

AZEITE AROMATIZADO
Esquente o azeite até o ponto que ele fique bem morno, mas que você ainda consiga colocar o dedo dentro. Depois, em uma garrafa coloque ervas e temperos que sejam do seu agrado, por exemplo: alho, alecrim, manjericão, pimenta preta, e por último derrame o azeite ainda morno e guarde. Quanto mais tempo o azeite ficar nessa mistura mais gosto ele irá pegar.
linha

No vídeo abaixo, que ficou lindo, dá para ter um gostinho de como foi o evento. Espia só:

Mas e as comidas???
No dia a Maria Cecília fez na nossa frente diversas receitas, que aos poucos irei postar todas aqui (sempre nas segundas-feiras). As receitas são todas super deliciosas, diferentes e saudáveis!

Começamos com um couvert delicioso de pão integral de linhaça com azeite aromatizado de ervas e sopa creme de cenoura com rúcula e pesto de tomate seco, depois veio a entrada: uma saladinha mix de grãos com ricota abobrinha e molho de aceto reduzido com Coca-cola!

O prato principal começou com um delicioso risoto integral de aspargos com lula e cebola caramelizada. O segundo prato principal (saímos de lá quase rolando, hahaha) foi um filé mignon com crosta de ervas, mousseline de banana da terra e shitake.

comidinhas-livlight

Estava tudo tão gostoso e saboroso que eu nem liguei pro sal… Afinal eu sou uma pessoa que não costumo comer as comidas com muito sal, fui acostumada assim, mas vez ou outra eu coloco um salzinho em algo já no prato. Nesse almoço eu teria colocado na sopa, mas nem tínhamos sal a disposição (que bom!) e comi deliciosamente, saboreando o pão que estava DI-VI-NO!

Até o purê de banana, que eu torci o nariz quando vi, estava uma delícia! E aqui entra outro ponto que nós não estamos acostumados a fazer: provar, experimentar coisas novas, abrir nosso paladar. “Ah, mas eu não gosto de banana!!!”, mas prove, pois nessa receita ela pode estar diferente, com um gosto que vai agradar seu paladar. E foi o que aconteceu!
linha

Aproveitei, para lá no Bistrô mesmo, comprar o sal do himalaia (que ainda vem temperado com algumas ervas) e já estou usando ele aqui nas comidinhas que faço. A mesma quantidade de sal do himalaia corresponde a do sal branco, então não é preciso usar mais quantidade para salgar, e ainda tem o benefício de ter menos sódio.

E assim é a vida, uma relação de aprendizagem e trocas para ficarmos mais saudáveis sem perder a felicidade!
Beijos.

Comentar

                           

* Campo requerido

2 comentários

  1. 1

    Laninha

    21.setembro.2014

    Responder

    Uma das coisas que foi mais dificil pra mim foi reduzir o sal/sódio na minha alimentação. Eu amo coisas salgadas e foi um desafio pra mim! Sabemos que ele é o nosso grande inimigo, retém mt o líquido no corpo e nos deixa inchadas! Aos poucos tenho conseguido abolir o caldo knor e outras coisas que tem muitooo sódio nos temperos. Amei a dica do azeite e já anotei e vou em busca desse sal do himalaia já! uhauahauhaua Beijos! Amei o post! =*

    • 1.1

      Dafne

      25.setembro.2014

      Responder

      Eu nunca fui de comer muito sal, mas confesso que adoro um caldo knor, miojo… e tudo isso tem muuuito sódio!!! Então os temperos vem para nos ajudar a tentar fazer essa troca saudável, não é uma coisa fácil, mas com o tempo conseguimos. Beijão!