Arquivado em Saúde - por

Nas últimas décadas muitas coisas eram consideradas coisas de homens, como dirigir, gostar de futebol e fazer musculação, mas hoje nós mulheres estamos conquistando nosso espaço e muitas dessas atividades também fazem parte do nosso cotidiano, principalmente a malhação!

Com a quebra de alguns padrões de beleza e comportamento, é bem comum ver a mulherada nas academias, levantando peso, trabalhando músculos e buscando um corpo definido. Na batalha para conquistar um corpinho invejável, muitas também investem em suplementos para alcançar melhores resultados.

bella

Os suplementos, se bem usados, podem nos ajudar bastante e serem nossos aliados, eu mesma já mostrei os suplementos que uso para complementar aqueles nutrientes que, por algum motivo, não consigo consumir diariamente (veja aqui o post onde falo sobre isso). Mas será que os fabricantes consideram as diferenças entre homens e mulheres?

Podemos começar com uma primeira diferença básica, falando em termos musculares: enquanto os homens tendem a concentrar o trabalho muscular na parte superior do corpo (braços, costas e ombros), as mulheres tendem a se dedicar mais às partes inferiores, pernas, glúteos e panturrilhas (claro que para toda regra, há sua exceção!).

Depois de identificar as características dos músculos que homens e mulheres trabalham mais, é preciso ainda encontrar o suplemento correto, de acordo também com a intensidade das atividades de cada um e com o que cada pessoa busca.

suplemento

Confira abaixo os principais tipos de suplementos e saiba qual usar para ajudar na busca por uma alimentação mais completa e pelo corpo que mais lhe agrade!

Creatina:
São aminoácidos que agem no interior das células, nas mitocôndrias, aumentando a quantidade de água em cada uma delas. A célula passa a sentir necessidade de mais energia, que serão tiradas das reservas de nosso organismo, as “gordurinhas”, fazendo com que a pessoa perca peso e gordura localizada. A diferença é que as mulheres perdem gordura mais concentrada no quadril, e os homens no abdômen. Se o objetivo for perder essas gordurinhas, o comum é a indicação de 5g por dia, além de treinos aeróbicos.

Whey Protein
Um dos suplementos mais completos é o whey protein, muito rico em proteínas, em compostos de aminoácidos (BCAA) e glutamina. É um grande aliado na recuperação muscular nos treinos e na formação de massa magra nos locais mais exercitados. Recomenda-se tomar sempre após o treino e ao acordar, cerca de 40g por vez. Existe uma fórmula de whey dedicada especificamente às mulheres, o Whey Pro-F, que além dos efeitos tradicionais do suplemento, tem uma composição pensada visando a melhor absorção pelo corpo feminino, para preencher necessidades protéicas femininas, que se expressam de forma diferente do organismo masculino.

BCAA
Composto por cadeias de aminoácidos, que fazem manutenção de processos musculares vitais e auxiliam no crescimento muscular. O fato de transportarem nitrogênio para dentro das células é o que impulsiona o crescimento do músculos, processo que se intensifica com treinos mais pesados. O habitual é tomar entre 4g e 8g antes e depois de treinar.

Maltodextrina/Dextrose
A principal característica deste suplemento é liberar energia lentamente para o organismo, o que ajuda bastante em treinos pesados e de longa duração. Por isso é muito usado por mulheres que fazem treinos de resistência. A conta básica para o consumo desse suplemento é 1g por quilo do seu peso corporal, antes ou depois do treino.
linha
Agora que você já conhece os principais suplementos do mercado e sabe que todos podem ser consumidos por homens e mulheres, apesar de haver alguns suplementos pensados especificamente para o organismo feminino. A diferença é sempre a intensidade e os objetivos do treino.

Mas não esqueça de só iniciar a suplementação após consultar um especialista! E uma alimentação balanceada é a principal aliada da sua saúde, e quem mais vai ajudar nas mudanças corporais.
Beijos!

Comentar

* Campo requerido

1 comentário

  1. 1

    Carine

    21.julho.2017

    Responder

    Mulher pode tomar suplemento masculino?